Pensamentos breves e imprecisos sobre amor, ódio e indiferença.

Imagem              

O amor é um conceito positivo, implica em ações. Quem ama faz. Amar não se comunica negativamente, deixando de fazer algo. Ainda que o amor por vezes implique em negar, é uma negação positiva, um não ativo, intencional e dirigido.

O antagonismo do amor, assim, não poderia ser o ódio. O ódio como o amor também é ativo, intencional, embora geralmente irracional. O ódio pode ser ainda consequência natural do amor, não como seu inverso, mas como complemento. Quem ama a justiça precisa odiar a injustiça, a desigualdade, a opressão, etc.

A indiferença sim é o legítimo oposto do amor. A indiferença é a negação vazia e cruel da práxis do amor. O olhar, o ouvir e os saberes desinteressados, típicos da indiferença, causam ainda mais desconforto e dor do que o ódio. Aqueles que são odiados, ainda que não entendam completamente o ódio de seu agressor, podem se precaver das ações odientas. Mas quem pode se prevenir da indiferença?

Como o necessitado pode evitar ser agredido com a indiferença de quem poderia lhe ser um benfeitor? De seu inimigo ele sabe sempre o que esperar, e do indiferente ele sabe sempre que vai ser molestado com a negação de sua dignidade e humanidade. Mas ele nunca sabe quem é o indiferente, ou quando alguém pode vir a tornar-se um, ou deixar de sê-lo.

A indiferença é mais ardilosa e inopinadamente má que seu parente, o ódio. Aquele que hoje tem um parecer fraterno, amanhã lhe ataca sorrateiramente com a indiferença. O ódio raramente se dissimula em afeição, mas a indiferença consegue fazê-lo com maestria, posto ser a negação fria e oca do amor, deixando confusas, indecisas e feridas suas vítimas.

Filosofe conosco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s